Dia do Consumidor: boas práticas que todas as empresas deveriam ter

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Dia do Consumidor: boas práticas que todas as empresas deveriam ter


Boas práticas para empresas no Dia do Consumidor| Foto: Unsplash, Blake Wisz/Reprodução

Porto Velho, RO - Conhecida como a Black Friday do primeiro semestre, o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, se estendeu para a Semana do Consumidor que, em 2022, ocorre entre os dias 14 e 20 de março, prometendo alavancar as vendas e movimentar a economia com descontos de até 70%.

Como uma parcela considerável das pessoas planeja participar ativamente da Semana do Consumidor, as empresas também precisam ter cuidado para não sofrer golpes e ter algum tipo de prejuízo.

Para isso, Ubiratan Lima, economista especializado em finanças e sócio-diretor da B Capital Group, butique de negócios que facilita, intermedia e presta consultoria nos segmentos financeiro e jurídico para empresas, lista algumas dicas.

Conheça o seu público

Entender e estudar o nicho no qual o seu negócio está inserido é muito importante para avaliar quais, quantos e como sua empresa vai conceder descontos e criar promoções. Analise se o que você tem em mente vai atrair e satisfazer seus clientes.

Atribua descontos reais e tangíveis

Saiba que os consumidores pesquisam e comparam preço. Além de analisarem os produtos e/ou serviços do concorrente, eles se atentam aos seus valores anteriores, da semana e até do mês anterior. Tentar enganá-los não pode ser uma opção. Ademais, não crie promoções e conceda descontos maiores do que o seu negócio suporta e sem antes fazer um planejamento.

Faça um planejamento!


É importante mapear todas as datas comemorativas do ano e se programar financeiramente, seja para dar mais ou menos descontos, para contratar mais pessoas temporariamente para o seu negócio ou para investir em marketing e redes sociais.

Preze pela lei

Além de cuidar, genuinamente, do seu cliente, você precisa zelar pelo seu negócio juridicamente. Lembre-se! As comemorações devem ser pautadas respeitando sempre o Código de Defesa do Consumidor.

Pense no futuro

Um empreendedor tem visão de futuro. Não adianta aproveitar a semana festiva e parar por aí. Crie uma estratégia de pós-venda para continuar cativando novos clientes e manter os atuais.

“Com cautela e planejamento, todos podem ganhar com as datas comemorativas: os consumidores, os empreendedores, comércios físicos, e-commerce e, principalmente, a economia brasileira”, completa o economista.

Fonte: Por Ubiratan Lima

Postar um comentário

0 Comentários