Quando procurar o médico ao ter dores nas costas


As dores podem tanto aparecer como episódios repentinos e doloridos, quanto atrapalhar a rotina e não cessar logo.| Foto: Bigstock

Porto Velho, RO - Dores nas costas são um dos problemas mais comuns em todo o mundo e podem ocorrer por alterações fisiológicas decorrentes da idade, lesões ou outras condições de saúde.

O incômodo pode aparecer de uma hora para outra – chamada dor aguda e que dura alguns dias ou semanas –, ou avançar devagar, como no caso das dores crônicas, que podem se estender por mais de 12 semanas. Então as dores podem tanto aparecer como episódios repentinos e doloridos, quanto atrapalhar a rotina e não cessar logo.

Confira mais informações sobre as causas das dores mas costas e também quando devem preocupar, segundo dados do National Institutes of Health, o maior centro de pesquisa biomédica do mundo, com sede em Bethesda, Maryland, nos Estados Unidos:

Quem pode ter dores nas costas?

Idade – A dor nas costas é mais comum à medida que você envelhece.

Fitness
– A dor nas costas é mais comum se você não estiver em forma, pela fraqueza dos músculos do abdome e das costas. Você também pode ter dores nas costas se se exercitar muito ou por muito tempo.

Obesidade –
Estar acima do peso ou obeso pode aumentar a pressão nas costas .

História familia
r : Os genes podem contribuir para o desenvolvimento de alguns distúrbios que causam dor nas costas.

Algumas tarefas : Se o seu trabalho exige que você levante objetos pesados, empurre, puxe ou faça movimentos que torçam a coluna, é mais provável que você tenha dores nas costas. Se você trabalha em uma mesa o dia todo e tem má postura, também pode ter.

Quando procurar um médico

Dores nas costas costumam desaparecer em algumas semanas com autocuidado e tratamento em casa. No entanto, um médico deve ser consultado se, com as dores nas costas, você tiver esses sintomas:

Formigamento ou dormência;

Dor intensa que não melhora com o tratamento;

Dor nas costas de uma queda ou lesão;

Problemas para urinar;

Fraqueza, dor ou dormência nas pernas;

Febre;

Perda de peso sem motivo aparente.

Além de exames físicos e perguntas sobre seu histórico familiar e médico, o médico pode solicitar exames como Raios-X ou outros exames de imagem e exames de sangue.

Como tratar a dor nas costas

Apesar de o tratamento variar com a causa da dor nas costas e do tipo do incômodo, o médico pode recomendar o seguinte para controlar a dor:

Usar compressas frias para ajudar a aliviar a dor e compressas quentes para aumentar o fluxo sanguíneo e ajudá-lo a curar.

Não ficar deitado o dia todo, mas limitar atividades ou exercícios que causam dor ou pioram. Aumentar gradualmente a atividade que puder.

Se você tiver dor intensa, tomar analgésicos prescritos e de venda livre, conforme indicado pelo seu médico.

Fazer fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a postura. Verificar com seu médico ou fisioterapeuta antes de iniciar qualquer rotina de exercícios.

Adotar hábitos saudáveis, como dormir regularmente, ter uma dieta saudável e parar de fumar.

Outras terapias ou tratamentos podem ser tentados como massagens e ajustes na coluna, uso de dispositivos que enviam pulsos elétricos suaves e acupuntura. A cirurgia pode ser considerada se nada adiantar, mas o tipo de cirurgia dependerá da causa de sua dor e de seu histórico médico.

Fonte: Por Equipe Sempre Família

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu