RENDA AO PRODUTOR Atividade rural deve ser tratada como negócio e não modo de vida, diz professor da Esalq-USP

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

RENDA AO PRODUTOR Atividade rural deve ser tratada como negócio e não modo de vida, diz professor da Esalq-USP


Porto Velho, RO - Independente da cultura, a propriedade rural é um negócio. Desta forma, o agricultor precisa lançar mão de ferramentas para manter o empreendimento como permanente fonte de receita. Esta é a opinião do professor da Esalq-USP, Lucílio Alves. Segundo ele, os grandes problemas do produtor nesse sentido estão relacionados à recompensa sobre o investimento imobilizado.

“Neste ponto, o produtor precisa tratar as atividades da agropecuária efetivamente como um negócio e não como um modo de vida”, declara. “A partir daí, ele começa a entender o porquê estabelecimentos semelhantes possuem rendas diferentes e, para responder a essa pergunta, ele precisa ter controle de todos os dados da fazenda e um ponto importante nessa função de controle é fixar padrão para comparar resultados, medir o desempenho do negócio, tomar medidas coletivas para melhorar desempenho após identificar [os erros] e, por isso, a importância de ter bancos de dados, ter informações e, ao longo do tempo, a recompensa vem através do controle desse negócio e a melhoria do desempenho de forma geral”, destaca.

Alves conta, ainda, que no mestrado em Administração da Esalq-USP existem disciplinas e pesquisas que proporcionam um diagnóstico geral do negócio analisando lucratividade, fatores relacionados à liquidez de financiamento de dívidas, aceleração ou desaceleração de expansão, arrendamento ou compra de ativos, além da relação entre recursos próprios e de terceiros, como créditos subsidiados ou não.Especialistas analisam o que levou o Brasil a ser potência no agro

O professor também ressalta a necessidade de o produtor se manter atualizado a respeito de novas tecnologias que envolvem desde correção de solo, uso de máquinas e equipamentos mais atualizados e mão de obra qualificada e treinada.



“Do outro lado, o produtor também precisa estar atento ao que o consumidor, o demandante de seu produto está desejando e esse contexto envolve, por exemplo, soja com mais óleo e maior nível de proteína. Agora, olhando para dentro da fazenda e no que está mais no controle do produtor, a agropecuária tem características singulares e enfrenta, efetivamente, diversos riscos não observados em outras atividades que podem estar relacionados à produção, preço de mercado, questões financeiras e institucionais, entre outras”.
Fonte: Canal Rural

Postar um comentário

0 Comentários