SOJA NA ESTRADA Além de óleo, farelo e grão, Brasil produz até pneu de soja


Pneu produzido com óleo de soja. Foto: Divulgação/Goodyear

Porto Velho, RO - Maior produtor e exportador de soja do mundo, o Brasil agora também produz pneu que traz o óleo de soja em sua composição, ao invés de derivados de petróleo.

O produto foi apresentado pela Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.

O modelo Wrangler Workhorse AT, fabricado em Americana, no interior de São Paulo, chega ao mercado nacional para equipar picapes e SUVs.

Segundo a fabricante, o pneu, que usa o óleo de soja como composto, “faz parte dos esforços de desenvolvimento e inovação da Goodyear para a formatação de um futuro mais sustentável”.

“A linha Wrangler Workhorse AT é a primeira produzida para a América Latina com um composto inédito de óleo de soja, trazendo uma melhor performance e mais sustentabilidade aos pneus”, ressalta a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz.

Debora explica ainda que o lançamento nacional do pneu com esse perfil para os segmentos de picapes e SUVs levou em consideração uma série de pesquisas realizadas pela companhia.

“Buscamos compreender o que os consumidores buscam e, no caso dos pneus para uso misto, concluímos que há uma preferência em torno de um produto que alia alto desempenho em diferentes terrenos a uma aplicação para o dia a dia das pessoas que utilizam os seus veículos para tarefas diversas, como trabalho, lazer, viagens, entre outras”, complementa.

A executiva considera que a atenção dos consumidores às questões ambientais foi reforçada nos últimos tempos, em que as pessoas passaram a se importar ainda mais com o futuro do planeta.

“No mercado automotivo, observamos que houve um aumento da demanda por picapes e SUVs, que são veículos ideais para trajetos em asfalto seco ou molhado e em estradas de terra, como nas regiões de predominância do agronegócio, que podem ser favorecidos justamente por um pneu de uso misto, como o Wrangler Workhorse AT”.
Pneu de soja

Segundo a Goodyear, além de se tratar de um composto renovável, o óleo de soja utilizado no Wrangler Workhorse AT proporciona melhor performance em diferentes temperaturas, o que confere ao pneu maior aderência à pista e melhora ainda mais o seu desempenho.

Desenvolvido para melhor performance em uso misto, a banda de rodagem do Wrangler Workhorse AT possui construção otimizada da estrutura e design com blocos mais largos de pneus off-road, trazendo excelente dirigibilidade em terrenos pavimentados e aumento da vida útil da banda de rodagem.

A maior cavidade dos sulcos auxiliam no escoamento da água e garantem o contato do pneu com o asfalto, melhorando seu desempenho em piso molhado.

Em testes realizados no laboratório e no campo de provas da Goodyear, o Wrangler Workhorse AT obteve um resultado 20% maior em quilometragem e 4,6% de melhoria em consumo de combustível em comparação com o seu antecessor, o Wrangler Armortrac.

Em relação à performance e dirigibilidade, o Wrangler Workhorse AT obteve um resultado 22% superior em aquaplanagem nas curvas e 4% superior em frenagem no piso molhado comparado ao seu antecessor.


Foto: Divulgação/Goodyear


Fonte: Canal Rural

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu