SOJA Antecipação da colheita da soja: quando fazer uso de dessecantes?

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

SOJA Antecipação da colheita da soja: quando fazer uso de dessecantes?


Prática de manejo permite antecipar os trabalhos de campo em 5 dias

Porto Velho, RO - O aumento da produtividade é um desejo e uma busca constante nas lavouras do Brasil. E uma das técnicas utilizadas pelo agricultor para antecipação do plantio de milho é a dessecação com o uso de herbicidas.

Segundo a Embrapa, a dessecação pré-colheita da soja tem três objetivos: uniformizar a área da soja, controlar plantas daninhas e antecipar a colheita em média de cinco dias.

Ficar atento à previsão do tempo e saber o momento certo de aplicação do dessecante é fundamental para evitar perdas no rendimento da cultura, como: abertura de vagens; maior incidência de grãos “ardidos;” e até germinação da soja no próprio pé, dentro da vagem – caso ocorra excesso de umidade na lavoura por período prolongado.

O momento ideal para iniciar a dessecação é fundamental, pois evita perda no rendimento da cultura, caso seja feito antes do tempo correto, que é a maturação fisiológica das plantas – quando boa parte das folhas já estão amareladas, fase conhecida como estágio R7. Nesse momento, de acordo com a Embrapa, a planta já finalizou o transporte de nutrientes para os grãos, atingiu o pico de matéria seca e está apenas perdendo água.

O manejo de dessecação para colheita é uma ferramenta muito importante, pois garante a melhor condição para o aproveitamento da janela de plantio da segunda safra. Em alguns estados, como Mato Grosso, a adoção desse manejo chega a 98% dos produtores, segundo dados da Spark.
Dessecação com herbicida

Para antecipar a colheita, é recomendada a utilização de herbicidas. A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, conta com o Dorai Max, desenvolvido para agir no momento certo e aumentar a produtividade na lavoura.

Com o uso dessa tecnologia nos trabalhos realizados, foi comprovado a possibilidade da antecipação da colheita em até 7 dias.

O Dorai Max traz uma solução inovadora, com um novo ingrediente ativo, que proporciona ação rápida e eficaz para a antecipação da colheita. Além desses benefícios, o novo herbicida permite uma uniformidade de maturação, reduzindo as perdas durante a colheita, bem como o desgaste da máquina e o consumo de combustível, sempre mantendo a qualidade dos grãos, aumentando o potencial de armazenamento.

Esta solução da IHARA está disponível para oferecer o melhor cenário para o agricultor. Isso significa trabalhar com a possibilidade de antecipação da colheita, reduzindo a exposição dos grãos ao ataque de detratores da lavoura e às variações ambientais, tornando assim possível o plantio da segunda safra dentro de uma janela ideal. Essa tecnologia também vem para substituir o paraquate.

Fonte: IHARA

Postar um comentário

0 Comentários