FRENTES FRIAS Ar polar, frio, geada, chuva e ventania: veja a previsão do tempo para os próximos dias

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

FRENTES FRIAS Ar polar, frio, geada, chuva e ventania: veja a previsão do tempo para os próximos dias


Porto Velho, RO - Até o fim desta semana, duas frentes friasvão avançar peloCentro-Sul do país. Além de provocar chuvas, elas virão acompanhadas por queda de temperatura e muita ventania. Um dos sistemas já se formou na região Sul e provocou rajadas de vento de 137 km/h em Bom Jardim da Serra (SC). Nas próximas 24 horas, a previsão do tempo indica que vai haver chuva no Rio Grande do Sul e, de forma mais isolada, também em Santa Catarina e Paraná.

Entre o fim desta terça (12) e a quarta-feira (13), as instabilidades se afastam e dão lugar a uma massa de ar de origem polar que vai provocar queda acentuada das temperaturas. Há, inclusive, previsão de ocorrência de geada no centro-sul do Rio Grande do Sul e em regiões serranas na madrugada da quarta-feira.

Em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas também diminuem, mas o risco para ocorrência de geada é baixo.

Segunda frente fria

Na segunda metade da semana, novas instabilidades avançam sobre a região Sul e, até o fim de semana, outra frente fria estará de passagem. Ela deve espalhar chuvas mais intensas pelo Rio Grande do Sul e até de moderada intensidade em Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. Os maiores volumes, de 50 mm, ficam concentrados no território gaúcho.

Essa frente fria virá de uma forma mais organizada e, durante o fim de semana, deve espalhar instabilidades pelo Sudeste e Centro-Oeste. Episódios isolados de chuva devem atingir Mato Grosso Sul, sul e leste de São Paulo e até mesmo o sudoeste e oeste de Mato Grosso.

Massa de ar polar intensa

Após a passagem desse sistema, uma massa de ar de origem polar mais intensa vai avançar, provocando um declínio acentuado das temperaturas no Sul. A partir de domingo (17), há previsão para ocorrência de geadas no Rio Grande do Sul de forma mais abrangente.

A próxima semana vai começar gelada e com alerta para ocorrência de geadas também em Santa Catarina e áreas do centro-sul do Paraná. Essa massa de ar frio não deve ser tão ampla, nem avançar de forma intensa pelo interior do Brasil. Dessa forma, a queda de temperatura não deve ser acentuada no Sudeste e no Centro-Oeste e não há alerta para geadas em áreas produtoras dessas regiões.

Tempo firma na área central do Brasil

Na maior parte da área central do Brasil, o tempo vai continuar firme ao longo das próximas semanas, com condições favoráveis às atividades no campo: colheita do milho, cana-de-açúcar e algodão, assim como secagem e colheita de grãos de café.

Nas áreas da metade norte do Brasil, o destaque ainda é para chuva forte nas áreas litorâneas do Nordeste. Apesar de os volumes previstos não serem tão expressivos como nas últimas semanas, é alto o risco para ocorrência de deslizamentos, pois o solo continua bastante encharcado.

Há previsão de chuva forte também na faixa norte do país, especialmente no norte do Pará, no Amapá, em Roraima e no norte do Amazonas. A chuva se espalha um pouco mais pelo meio-oeste e sul da região nesta semana, atingindo de forma isolada o Acre e Rondônia.

No decorrer da próxima semana, o tempo seco vai predominar no Centro-Sul, devido ao predomínio da massa de ar seco e frio. As chuvas mais expressivas devem continuar concentradas na faixa norte do Brasil e tem previsão para intensificação das instabilidades na faixa leste do Nordeste entre 18 e 25 de julho. Mais uma vez, os volumes acumulados devem ultrapassar 100 mm em uma semana, especialmente entre o litoral de Alagoas e o do Rio Grande do Norte.

Tempo em agosto

Na virada do mês de julho para agosto, as chuvas retornam ao Centro-Sul e há previsão para um novo declínio acentuado da temperatura na região Sul. Mais uma vez, o frio não deve avançar de forma intensa pelo interior do Brasil. No decorrer da primeira semana de agosto deve voltar a chover forte na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde estão previstos acumulados de aproximadamente 100 mm em uma semana.

Fonte: Por Pryscilla Paiva, de São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários