Rondônia precisa voltar a pensar grande!; Mosquini percorre o estado; Ricardinho pré-candidato

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Rondônia precisa voltar a pensar grande!; Mosquini percorre o estado; Ricardinho pré-candidato



Porto Velho, RO - O escritor e jornalista Nelson Rodrigues afirmou na década de 1960 “Que havia um Brasil por fazer. E todos os dias ele espera que nós o façamos”. Atualmente, Rondônia não é muito diferente do Brasil pensado por Nelson Rodrigues. Certa vez escrevi que prefeitos e governadores deixam obras que marcam a sua gestão nas cidades. Já os presidentes da República, deixa, no mínimo, uma obra em cada Unidade da Federação. No passado, governadores deixaram a marca da sua gestão nos cantos e recantos de Rondônia, mas na Coluna de hoje, não vamos historicizar as ações que cada Governador fez em escala estadual, pelo contrário, proponho refletirmos o que cada governador fez em escala local pela nossa capital Porto Velho. Apesar de estilos, épocas e estratégias diferentes de governar, comparar nos permite observar a capacidade de entrega de cada governante que ocupou ou ocupa a cadeira de governador no Palácio Rio Madeira.

Marcada

O primeiro governador do estado de Rondônia foi o Coronel do Exército Jorge Teixeira (1982-1985), na capital Porto Velho, sua gestão foi marcada pela construção do Hospital de Base Ary Pinheiro, CEMETRON, Ginásio Claúdio Coutinho e os conjuntos residenciais Cohab, Santo Antônio e o Marechal Rondon.

Inaugurou

O governador Jerônimo Santana (1987-1991) inaugurou a Avenida Jorge Teixeira; Em seguida, Osvaldo Piana (1991-1995) construiu a Escola João Bento da Costa; Transformou a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Museu Aberto e criou os CEDEL.

Iniciou

O governador Valdir Raupp (1995-1999), construiu o edifício sede do Ministério Público Estadual, fez muita pavimentação asfáltica e iniciou as obras do Teatro Palácio das Artes. Por sua vez, José Bianco (1999-2003) não deixou obra marcante na capital.

Requalificou

O Governador Ivo Cassol (2003-2010), iniciou o CPA, realizou pavimentação asfáltica, requalificou a Policlínica Oswaldo Cruz, o Hospital Cosme e Damião, escolas estaduais, construiu a Escola de Enfermagem e deu início a obras de abastecimento de água e implantação de rede de esgoto na capital através da CAERD/PAC.

Transição

Já os Governos de Ângelo Angelin (1985-1987), João Cahulla (2010-2011) e Daniel Pereira (2018-2018), foram governos de transição, portanto, não deu tempo de entregar obras marcantes na capital Porto Velho.

Marcante

O senador Confúcio Moura (2011-2018) quando governador, seguindo o pensamento de Nelson Rodrigues e o poder de realização do Coronel Jorge Teixeira, fez muito por Porto Velho. Confúcio entregou obras marcantes como os conjuntos residenciais Orgulho do Madeira, Cristal da Calama e Morar Melhor – 12 famílias foram contempladas com casa própria em parceria com o Governo Federal.

Entregou

Confúcio Moura (MDB) quando governador, entregou a capital dos rondonienses, o Espaço Alternativo, a Escola de Tempo Integral Lydia Johnson; Verticalização das Escolas Murilo Braga e Nossa Senhora do Amparo; criou o IDEP para preparar a mão de obra para o mercado de trabalho local; entregou os Teatros Palácio das Artes e Guaporé; a abertura da rodovia estadual Expresso-porto, Centro de Imagem e o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero).

Primeiro

O Governo do Coronel Marcos Rocha (2019 – Em exercício), entregou a Porto Velho no seu primeiro ano de Governo, o Hospital de Campanha Regina Paces, esse foi adquirido pelo Governo de Rondônia durante a Pandemia do Covid-19.

Promessa

A promessa de campanha do Governador Coronel Marcos Rocha (União) para Porto Velho é entregar o Centro de Convenções, Ceasa, anel-viário Expresso-porto, requalificação das Escolas Carmela Dutra, Branca de Neve, Getúlio Vargas, Castelo Branco, Brasília, Estudo e Trabalho, Daniel Nery e Ulysses Guimarães. Além do novo hospital regional por nome de Heuro - Zona Leste. Vale lembrar que estamos no segundo ano do Governo Coronel Marcos Rocha, mas nada até agora saiu do campo das ideais, promessas e do papel.

Sensibilizar

Entendo que o Governador Coronel Marcos Rochas (União) precisa sensibilizar os deputados federais de Porto Velho: Maurício Carvalho (União), Cristiane Lopes (União), Fernando Máximo (União) e o Coronel Crisóstomo (PL), para viabilizar obras estruturante em Porto Velho mediante parceria entre o Governo de Rondônia e o Governo Federal.

Filiar

O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), anda os quatro cantos do estado de Rondônia acompanhado do deputado estadual Ismael Crispim e do prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, para filiar pré-candidatos a vereadores e prefeitos na legenda de Ulysses Guimarães.

Abonadas

Acontece hoje na sede estadual do MDB a partir das 16h, atos de filiação com a presença do senador Confúcio Moura. Pré-candidatos e personalidades políticas da capital, Porto Velho e do interior, terão suas fichas de filiação abonadas pelo senador Confúcio.

Resgatou

O empresário Ricardo Maia assumiu a presidência do Diretório Municipal do partido União Brasil em Guajará-Mirim. Ricardo, como secretário municipal de Cultura na gestão da ex-prefeita Raíssa Bento (MDB), resgatou o festival folclórico “Duelo da Fronteira” dos bois Flor do Campo e Malhadinho.

Preferência

O nome do empresário Ricardo Maia tem crescido na preferência da população para conduzir os destinos da população da Pérola do Mamoré. Dentro em breve, Ricardinho, como é mais conhecido, terá seu nome lançando como pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim pelo União Brasil, por sua vez, apoiado pelo vice-governador Sérgio Gonçalves (União) e o governador Coronel Marcos Rocha (União).

Ação

O prefeito Hildon Chaves (PSDB), lançou ontem (26), o Programa Mais Educação, que irá ofertar 457 vagas em escolas privadas credenciadas para atender a Educação Infantil na Capital. As vagas são destinadas para crianças entre 02 a 05 anos e 11 meses. Essa ação de governo não só contempla as crianças, mas as mães que precisam trabalhar e deixar seus filhos num ambiente com segurança e de ensino-aprendizagem.

Navegaram

O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou ontem (26) na capital Belém e ficará por três dias. Ele foi recebido pelo presidente Lula, juntos navegaram no Rio Amazonas. Em seguida, Macron condecorou o cacique Raoni com a “Legião de Honra”, a mais alta honraria da França, reconhecendo sua luta pelos povos indígenas.

Compartilhando

A visita do Chefe de Estado francês a Belém ocorre no contexto de preparação da próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30, prevista para acontecer em novembro de 2025. Durante a visita, Macron e Lula estão compartilhando pontos de vista sobre questões globais, como proteção da biodiversidade, transição ecológica e descarbonização das economias.

Fonte: Por Herbert Lins

Postar um comentário

0 Comentários