
Banco Central - BC (Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)
Porto Velho, RO - O Banco Central revisou para 1,9% sua projeção de crescimento do PIB para 2025, abaixo dos 2,1% estimados anteriormente. A projeção consta no Relatório de Política Monetária divulgado nesta quinta-feira (27).
“A mudança refletiu recuos nas previsões para indústria e serviços, relacionados com surpresas negativas no quarto trimestre e com uma expectativa de desaceleração mais pronunciada ao longo do ano, parcialmente compensados por alta na projeção para a agropecuária”, diz o relatório.
A projeção de 1,9% representa uma desaceleração em relação a 2024, quando a economia brasileira cresceu 3,4%.
O BC atribui essa desaceleração à política monetária mais restritiva, menor impulso fiscal, redução da ociosidade dos fatores de produção e ao moderado crescimento global.
O relatório também destaca que a incerteza aumentou devido a fatores externos e internos, como as incertezas sobre a política comercial dos Estados Unidos, que influenciam a desaceleração econômica e a desinflação mundial.
“A conjuntura e a política econômica nos Estados Unidos, em particular a incerteza acerca da sua política comercial, suscitam mais dúvidas sobre os ritmos de desaceleração da atividade econômica e da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed e o ritmo de crescimento dos demais países”, afirma o documento.
Fonte: Por Camile Soares
0 Comentários