Madeira apreendida de desmatamento ilegal beneficiará áreas rurais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Madeira apreendida de desmatamento ilegal beneficiará áreas rurais


Mais de 100 toras de madeira apreendidas pela Operação Guardiões do Bioma serão doadas para Guarantã do Norte (MT)

Porto Velho, RO -
A Operação Guardiões do Bioma começou a retirada de mais de 100 toras de madeira apreendidas de desmatamento ilegal, em Castelo dos Sonhos, Altamira (PA). A carga apreendida no âmbito da operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) será doada para Guarantã do Norte, no Mato Grosso, para a realização de obras de acesso às áreas rurais na região, como na construção de pontes.

“Mais uma ação rápida para desmontar a extração ilegal de madeira da Amazônia. São R$ 170 milhões investidos para um trabalho de inteligência, integração das forças de segurança e fiscalização ostensiva em 6 bases operacionais. Seguimos com atuação firme contra esse tipo de crime”, comentou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A região já contava com a atuação da Operação Guardiões do Bioma e segue, até o dia 07 de julho, com o controle rígido de acesso às áreas de conservação e reservas naturais. Todos que circulam pela barreira da operação são identificados e revistados, para evitar a entrada de material da extração de madeira e garimpo.

A carga foi encontrada no meio da floresta e a suspeita é de que os criminosos fugiram ao saber da fiscalização. O levantamento inicial é de 102 toras retiradas sem autorização. Serão necessários 5 caminhões para transportar o material até Guarantã do Norte (MT), 260 km distante de onde está o volume retido.

TRABALHO CONJUNTO

Entre os dias 19 e 20 de abril, foram apreendidos 98m³ de madeira ilegal no município de Anapu (PA). A carga estava dividida em 4 caminhões e 1 carreta, que também foram retidos. A ação foi realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e IBAMA.

GUARDIÕES DO BIOMA


Em março deste ano, a Operação Guardiões do Bioma deu início a uma nova modalidade, com foco no combate ao desmatamento ilegal nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia. A ação inédita é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem participação dos Ministérios da Defesa e do Meio Ambiente.

A operação tem a participação do MJSP pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Ainda, conta com a atuação da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Fonte: Ministério da Justiça

Postar um comentário

0 Comentários