Primeiro nu de Michelangelo vai a leilão com lance mínimo de R$ 150 milhões

Obra 'extremamente rara' criada quando o artista ainda era jovem foi encontrada em uma uma coleção francesa

Porto Velho, RO - A casa de leilões britânica Christie's vai leiloar o primeiro nu desenhado por Michelangelo. Os lances para o desenho "extremamente raro" serão recebidos em 18 de maio. O lance mínimo é de 30 milhões de euros, valor equivalente a mais de R$ 150 milhões.

A obra, intitulada "Giovane nudo" (jovem nu, em tradução livre), foi redescoberta em uma coleção francesa. De acordo com a casa de leilões, a obra foi desenhada por Michelangelo ainda jovem e é parcialmente baseada em um afresco na capela Brancacci, em Florença.

A ilustração da capela é de autoria do artista Masaccio, uma das principais figuras da pintura do início do Renascimento. No entanto, Michelangelo acrescentou seu "estilo rápido e vigoroso" nas duas figuras que aparecem em segundo plano em seu desenho, que não guardam relação com o afresco de Masaccio.

A Christie's afirma que há menos de dez obras do artista em mãos privadas, e Giovane nudo é uma delas. "A venda do desenho traz ao mercado um desenho excepcional e fascinante de uma das maiores figuras da arte ocidental", diz o texto da casa de leilões.

Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu